Vai na tua força!
" Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?" Juízes 6.14
Em outras palavras, Deus motiva a gideão a começar com aquilo que tem. Assim também devemos agir, dar o primeiro passo, começar de onde estamos, pois cada passo que damos por menor que seja, estamos mais próximo do nosso objetivo.
Infelizmente muitas pessoas estão mais preocupadas em provar que são desafortunadas, que são infelizes, miseráveis e dignas de piedade, tornam isso um ideal, uma missão e fazem tudo para provar que estão certas dizendo que a vida é injusta com elas, Deus não se importa com elas, ninguém gosta delas, nunca tiveram oportunidade, o sucesso dela é provar o seu próprio fracasso.
A auto-piedade não traz felicidade, não resolve problemas e não paga dividas. Não adianta responsabilizar outros pelo insucesso próprio se fazendo de vítima e achar que os que vencem é porque tem " muita sorte", que são favorecidas pelo patrão. na verdade quem vive reclamando é porque nunca teve uma iniciativa, coragem de agir, dar um passo de fé, nunca fazem nada além do que consta em sua descrição de cargo, não consideram os novos desafios.
O crescimento interior não tem auto-confiança, sentem-se desencorajados e desistem diante das adversidades, se satisfazem com a vida que leva, por isso não prosperam. Afinal de contas o mundo moderno não tem qualquer piedade pelos perdedores, pelo contrário, as empresas procuram afastá-los tão logo as identificam " é o tempo de nos livramos dos profissionais, homens e mulheres fracos em posições gerenciais" disse o fundador da Johnson & Johnson.
Também disse o ex-presidente da General Electric em reunião com 500 gerentes: " É inadmissível contentar-nos com funcionários que sejam menos que excelentes". Deus também disse a Gideão: " Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade.
Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram... faze-os descer as águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá."Juízes 7.3,4. Ficaram os 300 valentes. É necessário ter fé, começar por dar o primeiro passo com que se tem.
Pedro tinha a rede e usou, aconteceu a pesca maravilhosa (Lc 5.1,7), a viúva tinha o azeite, e houve a multiplicação (2 Reis 4.1,7), um jovem tinha cinco pães e dois peixes e aconteceu o milagre ( Jo 6.2,13). Moisés tinha o cajado e o mar se abriu (14.15,22). E quem tem a fé revelada, não aceita ficar parado.